Rabanadas
Uma estrela nas consoadas de Portugal e Brasil. Também conhecida por fatia-dourada, ou fatia-de-parida, é responsável por muitos sorrisos de felicidade.
Categoria: Sobremesas
Tempo de execução: 30 minutos
Numero de Pessoas: 6
Dificuldade da receita: Fácil
Produto utilizado:
Partilhe esta receita:
ingredientes
- Calda de Vinho:
- 1 pau de canela
- 60 ml de vinho do porto
- 100 ml de água
- 200 g de açúcar
- 500 ml de leite
- 3 ovos
- Óleo vegetal q.b.
- Canela em pó q.b.
- 100 g de açúcar
- 1 pão para rabanadas


Receita
- Para as rabanadas, corte o pão em fatias médias. Reserve. Coloque o leite num recipiente e mexa. Reserve.
- Coloque os ovos noutro recipiente e bata com um garfo até ficar homogéneo. Coloque o óleo numa panela média e leve ao fogo alto para aquecer. Coloque algumas fatias de pão dentro do recipiente com leite e deixe encharcar por 1 minuto de cada lado. Retire o pão do leite e coloque num escorredor para pingar o excesso de líquido. Em seguida passe pelo ovo batido e frite imediatamente. Frite as fatias por 2 minutos de cada lado ou até começarem a dourar. Repita a operação com cada fatia.
- Retire os pães com uma escumadeira e coloque sobre papel absorvente. Reserve. Coloque o açúcar e a canela num prato e misture. Envolva cada fatia na mistura. Distribua as fatias sobre um prato e comece a preparar a calda.
- Para a calda de vinho, coloque o açúcar, a água e o pau de canela numa panela e leve ao fogo alto. Cozinhe até que a calda atinja o ponto de fio fino. Acrescente o vinho do Porto e mexa rapidamente. Cozinhe por mais 1 minuto. Retire a calda do fogo e coloque sobre as rabanadas prontas.